NOTÍCIA | GRIPE AVIÁRIA
Gripe aviária: governo investiga 4 casos suspeitos; veja países que suspenderam importação 5b32u
Ministério da Agricultura descarta reforço orçamentário e reforça que país tem sistema robusto para lidar com a doença 1g4q3f
Por:
Giovanna Inoue, do R7, em Brasília
Publicado em
20 de Maio de 2025 ,
06h26
- Atualizado 20 de Maio de 2025 as 06h32
O Ministério da Agricultura e Pecuária informou nesta segunda-feira (19) que investiga quatro casos suspeitos de gripe aviária ao redor do país. Os focos de investigação são em Ipumirim (SC), Aguiarnópolis (TO), Salitre (CE) e Estância Velha (RS). Em Ipumirim e Aguiarnópolis, as granjas são comerciais, enquanto em Salitre e Estância Velha as granjas são domésticas.
Além disso, a pasta informou que descartou focos de gripe aviária em três cidades: Nova Brasilândia (MT), Graccho Cardoso (SE) e Triunfo (RS), cidade localizada a 10 km de distância de Montenegro (RS), que na semana ada registrou o primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no país.
As informações foram concedidas em entrevista coletiva à imprensa. Segundo a pasta, as importações de frango estão suspensas totalmente em 17 países desde a confirmação do caso de gripe aviária em Montenegro. Do total, sete se manifestaram ativamente sobre a suspensão — México, Coreia do Sul, Chile, Canadá, Uruguai, Malásia e Argentina.
Outros 10 países não notificaram o Brasil porque os acordos firmados para o comércio internacional de carnes de aves preveem que a importação será automaticamente suspensa em caso de confirmação de gripe aviária.
Estão nessa lista China, União Europeia, África do Sul, Rússia, Peru, República Dominicana, Bolívia, Marrocos, Paquistão e Sri Lanka. Esses países suspenderam a compra de frango do Brasil inteiro.
Cuba, Reino Unido e Bahrein vão suspender a importação de frango do Rio Grande do Sul, enquanto o Japão vai deixar de comprar frango de Montenegro.
Por fim, Singapura, Filipinas, Jordânia, Hong Kong, Índia, Mianmar, Paraguai, Suriname e Vietnã vão suspender a compra de frango em um raio de 10 km de Montenegro.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, disse que o governo ainda não tem uma estimativa dos impactos financeiros para o país pela suspensão das importações. Segundo ele, tudo ainda é muito recente, e os países continuam reagindo ao que ocorreu.
MAIS NOTÍCIAS 1x495n